O Montanhismo que Queremos

A 3ª Semana Brasileira de Montanhismo, que acontece de 20 a 23 de junho em Campinas, traz o tema O Montanhismo que Queremos para debate com a comunidade montanhista.

Em 2017, a comissão da SBM se reuniu para ter os primeiros insights sobre o planejamento para a 3ª Semana Brasileira de Montanhismo.

Inicialmente a proposta era trabalhar o conceito de que nós, além de cuidarmos das montanhas, temos o futuro delas e do montanhismo nas mãos. E ai vieram os questionamentos: O que queremos? Pra onde vamos? Como chegaremos lá?.

Segundo Kika Bradfort, presidente da CBME  “A ideia de que somos responsáveis por criar/construir o montanhismo que queremos, em diversos aspectos como, meio ambiente (sustentabilidade), questões internas, debate com entes externos, acesso. Consequentemente traz luz à importância dos clubes, associações e federações – afinal, somos nós que estamos na liderança dessa construção.”

Com o tema – O Montanhismo que Queremos – a SBM aprofunda o seu conceito de ser participativa, trazendo a comunidade de montanhistas, para o debate de questões fundamentais como o crescimento de grupos informais nas redes sociais que atuam com o montanhismo, o turismo de aventura, a necessidade de capacitar e fortalecer as associações, união dos profissionais da área, temas técnicos e tudo mais que compete ao objetivo de como queremos que o montanhismo seja reconhecido. O montanhismo é feito por todos nós, seja no âmbito recreativo, esportivo ou político e a conscientização do papel que o montanhista tem neste contexto é primordial para o futuro da atividade.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu