Na 3ª Semana Brasileira de Montanhismo, com o tema O Montanhismo que Queremos – continuamos a honrar nosso compromisso com a ética de montanha e a proteção do meio ambiente.

Algumas condutas que cada um pode realizar para minimizar impactos negativos e maximizar os benefícios.

Concomitante a estas ações, todos os montanhistas devem estar alinhados com os Princípios e Valores do Montanhismo Brasileiro 

Montanhismo e Escalada

A cidade e seus arredores conta com ótimas opções de atividade em montanha, e durante o evento, a procura será maior que a de costume, por tratar-se de um evento de âmbito nacional.

Deste modo:

  1. Siga as recomendações de mínimo impacto ambiental: não faça atalhos, leve todo seu lixo de volta, etc.
  2. Evite a procura de vias clássicas, evitando “congestionamento”.
  3. Ao encontrar com montanhistas de outros estados (ou até mesmo países), seja cortês. É bem possível que grupos de fora da área levem mais tempo. Colabore tanto quanto gostaria de ser ajudado em situações inversas;
  4. Evite a aglomeração excessiva nas bases das vias, , evitando da mesma forma, qualquer tipo de poluição (lixo, sonora e visual).

Acesso

Muitas áreas de escalada estão em propriedades privadas. Respeite as regras de acesso a cada uma delas e, acima de tudo, seja cortês com os donos das propriedades e com outras pessoas no local.

 Transportes

  1. Busque ou ofereça uma carona solidária, seja para ir para Campinas ou para as escaladas na região e eventos.
  2. Considere o aluguel de vans/ônibus para grupos.

Planejamento de Horários

Todos os eventos possuem data e horário pré-definidos, possibilitando os participantes a se planejarem previamente, evitando atrasos e perda de alguma apresentação. Evite atrasos! 

Alimentação / Bebidas

Parte dos benefícios que a SBM pode gerar está relacionada com retorno para a comunidade local. Considere utilizar os estabelecimentos locais para sua alimentação – temos diversos parceiros do evento que oferecem descontos para inscritos.

Fechar Menu