United_Kingdom Spain France Italy
23 de abril a 01 de maio de 2012 \ Urca - Rio de Janeiro - RJ
Imprimir

Jim Donini

Jim-doniniJim Donini começou a escalar em 1966, nos Tetons (EUA) depois de 3 anos nas Forças Especiais do Exército. Em 1970, Jim se mudou para Yosemite, onde conquistou diversas vias, incluindo a "OverhangOverpass” in 1974, o primeiro 8o grau nos EUA.

Ao longo dos anos, Jim vem se destacando em conquistas e repetições de difíceis vias alpinas na Patagônia, Alaska, Himalaia, Karakoram, China, Peru, Venezuela e Antártica.

Algumas conquistas merecem um destaque especial, como Torre Egger (1976), na Patagônia Argentina; Latok I (1978), no Paquistão; a Diamond Arete, Mt. Hunter (1985), Cobra Pillar, Mt. Barille (1988), South Face, Mt. Bradley (1994) e “Shakennot Stirred”, no Moose’s Tooth (1997), todos no Alaska. Na Patagônia, suas repetições da Cara Norte da Poincenot (1996), o Pilar Norte do Cerro Pollone (2000) e a conquista da Avenali Avenue (2006), na Torre Avellano, Chile demonstram que sua idade não interfere em seus feitos.

Sua atuação pelas montanhas transcende seus incríveis feitos na escalada. Jim trabalhou como guia profissional pela Exum Mountain Guides e foi um dos fundadores da Associação de Guias Profissionais dos EUA (American Mountain Guides Association).

Foi também o Presidente do Clube Alpino Americano (American Alpine Club) de 2006 a 2009, quando enfatizou a importância de envolver jovens e novos escaladores no esporte, criando eventos como o Encontro Internacional de Escaladores (International Climbers Meet).

Por toda sua dedicação às montanhas, Jim recebeu o prestigioso “Underhill Award”, um prêmio do American Alpine Club para aqueles que realizaram feitos incríveis na montanha.

Jim Donini fará uma apresentação sobre suas quatro décadas de montanha, enfatizando as parcerias que fizeram isso possível.

 

 


  Apoio Institucional
icmbio   inearj     unirio lg logo_access_panan logo unimed

Mídia Oficial 

logo webventure_pequeno

 

  lg logo_gooutside