United_Kingdom Spain France Italy
23 de abril a 01 de maio de 2012 \ Urca - Rio de Janeiro - RJ
Imprimir

Sérgio Tartari

SerginhoSérgio Luiz Oliveira Tartari, 49 anos, 32 anos de escalada.

Na década de 80, Serginho (principalmente com sua parceria com Alexandre Portela) empurrou os limites da escalada para cima, rompendo barreiras e paradigmas constantemente, seja no grau, exposição ou nos desafios que enfrentavam.

Dentre as diversas das vias mais complexas da época, muitas foram conquistadas por Serginho, destacando-se as vias Pássaros de Fogos e Limiar da Loucura, ambas no Pão de Açúcar e as principais vias longas de parede do Estado do Rio de Janeiro, a TRAGADOS PELO TEMPO (o primeiro big wall técnico do Brasil) e a via TERRA DE GIGANTES,um dos big walls mais difíceis do Brasil.

Na década de 90, continuou com destaque no mundo da escalada, tendo conquistado inúmeras vias no que é atualmente o Parque Estadual dos Três Picos, realizado escaladas das Torres Del Paine (Chile) e aberto longas vias em Cochamó (Chile).

Na década de 2000, voltou à Patagônia, dessa vez na Argentina, realizou diversas vias no Parque Nacional de Yosemite (EUA) e no Perú, além de continuar a conquistar em Petrópolis e nos Três Picos.

Na década atual, Serginho segue abrindo vias longas no Estado do Rio, e nos últimos dois anos fez parte de duas conquistas impressionantes: uma via de 1000m no Pilar Casaroto do Fitz Roy (Patagônia Argentina) e a ascensão do Salto Angel, um dos big walls mais difíceis e perigosos do mundo (Venezuela).

Serginho vive em Salinas (Três Picos) com sua esposa Rosane Tartari, é autor do Guia de Escaladas da Região dos Três Picos, dono do Abrigo das Águas, um excelente pizzaiolo e, agora, faz uma das melhores cervejas artesanais do Estado.


  Apoio Institucional
icmbio   inearj     unirio lg logo_access_panan logo unimed

Mídia Oficial 

logo webventure_pequeno

 

  lg logo_gooutside