United_Kingdom Spain France Italy
23 de abril a 01 de maio de 2012 \ Urca - Rio de Janeiro - RJ
Imprimir

2º Encontro de Parques de Montanha do Brasil

O montanhismo no Brasil ocorre predominantemente em áreas protegidas e Unidades de Conservação (UCs). A maioria dessas áreas é gerida para usos múltiplos e compatíveis, incluindo conservação da biodiversidade, recreação ao ar livre – montanhismo -, manejo florestal, pesquisa científica e educação ambiental. 

É fundamental que as práticas esportivas organizem-se de forma sustentável, prevalecendo a ética do mínimo impacto e o compromisso com a conservação do meio ambiente.

Nesse sentido, é imprescindível a interlocução da CBME e federações estaduais com os órgãos gestores das UCs. Em 2006, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, os montanhistas promoveram um encontro com os gestores de parques nacionais que envolvem ecossistemas de montanha. O objetivo principal foi discutir o montanhismo e a sua interação com as UCs à luz dos procedimentos e condutas dos montanhistas, e da sua contribuição para gestão o manejo destas áreas. Foi a primeira grande oportunidade de discutir presencialmente questões vitais para montanhistas e gestores de UC, como acesso e conservação, aspectos de segurança do esporte e eventuais responsabilidades por acidentes.

Desde então, ocorreram muitas mudanças e um segundo encontro é fundamental para sedimentar antigos e absorver novos conceitos, trocar experiências e atualizar processos de gestão que relacionem UCs e montanhismo, bem como a instituição de uma rotina de diálogo e troca de informações, buscando a constante atualização de ambas as partes. Espera-se que este encontro seja mais um importante passo para consolidar a prática do esporte em consonância às normas preservacionistas essenciais às unidades, mediante a fundamental integração presencial entre montanhistas e gestores, assim como entre ambos e outros possíveis usuários desses espaços e seus entornos.

Com o objetivo de otimizar o tempo e os recursos, apenas participarão desse evento pessoas convidadas pela Comissão de Organização da I SBM.

26 e 27 de abril - Uso Público em Unidades de Conservação de Montanhas

  Apoio Institucional
icmbio   inearj     unirio lg logo_access_panan logo unimed

Mídia Oficial 

logo webventure_pequeno

 

  lg logo_gooutside

 


  Co-organização
icmbio       inearj    
Apoio

 ci 

SOS MA

Cartoes Bradesco