United_Kingdom Spain France Italy
23 de abril a 01 de maio de 2012 \ Urca - Rio de Janeiro - RJ
Imprimir

Porque 100 anos de montanhismo brasileiro em 2012 ?

O registro histórico mostra que houveram várias conquistas que poderiam ser consideradas como marco inicial do montanhismo no Brasil.

Waldecy Lucena em seu livro “História do Montanhismo no Rio de Janeiro” registra a primeira ascensão ao Pão de Açúcar em 1817, à Pedra do Sino em 1841, a conquista do Monte Olimpo, em 1879 e também a conquista das Agulhas Negras, em 1898:

"Neste capítulo foram relatadas as primeiras ascensões significativas que tiveram caráter meramente esportivo, como acontece nos dias de hoje. É natural indagar-se qual destas iniciativas marca o início do montanhismo no Brasil. Será a escalada do Pão de Açúcar, em 1817, pela audaciosa Henrietta Carsteirs? Será a subida à Pedra do Sino, em 1841, pelo o escocês George Gardner? Será a criativa ascensão de Horácio e Borba à Pedra do Púlpito, em 1898? Ou será a conquista do Monte Olimpo, em 1879, por Joaquim Olympio?”

Entretanto, como conclui também o autor no capítulo seguinte do livro, levando em conta a ousadia, a motivação patriótica, a técnica empregada e a repercussão que perdura até os dias de hoje, é razoável considerar que o acontecimento que marcou o início do montanhismo no Brasil foi a conquista do Dedo de Deus, em abril de 1912, pelo grupo de Teresópolis liderado por José Texeira Guimarães, junto com Raul Carneiro e os irmãos Acácio, Alexandre e Américo Oliveira.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos livros:


  Apoio Institucional
icmbio   inearj     unirio lg logo_access_panan logo unimed

Mídia Oficial 

logo webventure_pequeno

 

  lg logo_gooutside