United_Kingdom Spain France Italy
23 de abril a 01 de maio de 2012 \ Urca - Rio de Janeiro - RJ
Imprimir

Organização

CBMElogo cbme

Em 1996, no intuito de organizar o esporte, os clubes do Rio de Janeiro começaram a se reunir mensalmente em um movimento conhecido como Interclubes, o embrião da atual Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ), fundada em 2000. A FEMERJ deu o estimulo necessário para a criação de diversas agremiações Brasil afora, culminando com a formação da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), em 2004, que tem o objetivo de estruturar as práticas esportivas amadora e profissional de montanhismo e escalada no País.

A CBME é registrada no Ministério dos Esportes e é membro permanente na comissão de esportes de aventura, além de ser filiada à Union Internationale des Associations d' Alpinisme (UIAA) e membro-fundador da IFSC - International Federation of Sport Climbing,  respectivamente entidade de regulação das práticas de montanhismo e órgão de organização das competições esportivas internacionais. A CBME também promove um diálogo frequente com outras entidades esportivas, visando o fortalecimento dos esportistas brasileiros em competições nacionais e internacionais.

No campo da conservação e sustentabilidade do montanhismo e escalada, a CBME, através de suas filiadas, possui diversos convênios e termos de cooperação com órgãos públicos e UCs, incluindo INEA-RJ, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Nacional do Itatiaia, etc. Os montanhistas estão representados em diversas UCs com assento em seus Conselhos Consultivos e Câmaras Técnicas especificas.

Ao longo dos anos, a CBME tem promovido um diálogo com gestores de entidades governamentais e dirigentes de UCs, através de diversos encontros como, por exemplo: Seminário de Mínimo Impacto, na Urca (2002), 1ª Oficina de Escalada em Unidade de Conservação (2003), I Encontro de Chefes de Parques Nacionais de Montanha, (2006), reuniões para consolidação do do Decreto Municipal 31906 (Rio de Janeiro), instituindo o Programa de Incentivo do Montanhismo, Seminário sobre Montanhismo de Mínimo Impacto no Complexo do Baú, SP (2009),  entre outros.

A CBME é formada por 36 entidades, agrupadas nas seguintes 11 agremiações: FEMERJ, Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo (FEMESP), Federação de Montanhismo do Estado de Minas Gerais (FEMEMG), Federação Gaucha de Montanhismo (FGM), Federação Paranaense de Montanhismo (FEPAM), Associação Capixaba de Montanhismo (ACE), Federação de Montanhismo e Escalada de Santa Catarina (FEMESC), Federação de Montanhismo e Escalada do Estado do Ceará (FEMECE), Clube Baiano de Montanhismo (CBM) e Associação de Escaladores do Rio Grande do Norte (AERN).

Saiba mais sobre a CBME clicando aqui.

FEMERJlogo FEMERJ_small

A organização do montanhismo no Brasil começou há algumas décadas e foi no final da década de 60 que os clubes fluminenses viriam a fundar a primeira federação de montanhismo do Brasil, a antiga FMERJ (Fed. De Montanhismo do Estado do Rio), que foi iniciada em 1968 e foi extinta no início dos anos 80.

A atual Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) começou a ser gerida lá por 1993, mas foi a partir de 1996 que começaram a acontecer reuniões mensais e se formou um fórum permanente de discussões e atividades, a Interclubes, reunindo clubes, profissionais e montanhistas independentes.

Esse embrião da FEMERJ deu os passos iniciais em muitas das atividades e projetos, entre eles os seminários para elaboração, revisão e atualização do Sistema de Graduação; o seminário sobre proteções fixas (qualidade dos grampos); o início da luta para reabertura do acesso às Aderências do Sumaré; a campanha pela ética na escalada (onde foram tapadas agarras cavadas na rocha, removidas pichações de escaladores e arrancados grampos batidos sem autorização dos conquistadores); e a regrampeação de vias em mau estado de conservação; e a formação Associação de Guias e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro (AGUIPERJ).

A Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) foi então fundada em 29 de agosto de 2000. Atualmente, a FEMERJ é formada por 11 entidades: o Centro Excursionista Brasileiro, Centro Excursionista Rio de Janeiro, Clube Excursionista Light, Centro Excursionista Guarabara, Clube Excursionista Carioca, Centro Excursionista Teresopolitano, Centro Excursionista Petropolitano, Centro Excursionista Friburguense,Clube Niteroiese de Montanhismo, Grupo Excursionista Agulhas Negras e a AGUIPERJ.

Saiba mais sobre a FEMERJ clicando aqui


  Apoio Institucional
icmbio   inearj     unirio lg logo_access_panan logo unimed

Mídia Oficial 

logo webventure_pequeno

 

  lg logo_gooutside