United_Kingdom Spain France Italy
23 de abril a 01 de maio de 2012 \ Urca - Rio de Janeiro - RJ
Imprimir

Jim Donini, uma lenda no montanhismo mundial, participará da SBM

 

Jim-donini

O experiente e destacado escalador norte-americano Jim Donini (69) confirmou sua vinda para a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo, que acontece no Rio de Janeiro de 23 de abril a 1ª de maio de 2012 (leia mais abaixo sobre o evento).

Jim nasceu na Filadélfia, no leste dos EUA e começou a escalar em 1966, nos Tetons (EUA). Em 1970, Jim se mudou para Yosemite, onde conquistou diversas vias, incluindo a “Overhang Overpass” in 1974, o primeiro 8o grau nos EUA. Ao longo dos anos, Jim vem se destacando em conquistas e repetições de difíceis vias alpinas na Patagônia, Alaska, Himalaia, Karakoram, China, Peru, Venezuela e Antártica.

Seus feitos recentes na Patagônia demonstram que a idade não interfere no seu desempenho na montanha, como a repetição da Cara Norte da Poincenot (1996), o Pilar Norte do Cerro Pollone (2000) e a conquista da Avenali Avenue (2006), na Torre Avellano, Chile.

Sua atuação pelas montanhas transcende seus incríveis feitos na escalada. Jim trabalhou como guia profissional e atuou como o Presidente do Clube Alpino Americano (American Alpine Club). Por toda sua dedicação às montanhas, Jim recebeu o prestigioso “Underhill Award”, um prêmio do American Alpine Club para aqueles que realizaram feitos incríveis na montanha.

Jim Donini fará uma apresentação na SBM sobre suas quatro décadas de montanha, enfatizando as parcerias que fizeram isso possível e se diz motivado a compartilhar toda sua experiência com os Brasileiros.

“A participação de um grande atleta como o Jim Donini na SBM traz uma nova dimensão para esse grande evento. Além do seu imenso destaque em escaladas pelo mundo, Jim compartilhará conosco sua experiência na organização do esporte, trocando experiências e nos ajudando a construir o futuro do montanhismo brasileiro”, diz Delson de Queiroz, Presidente da FEMERJ e membro da comissão de organização da SBM.

O evento

A 1º Semana Brasileira de Montanhismo vai comemorar os 100 anos da atividade no país, tendo como marco simbólico a conquista do pico Dedo de Deus, na Serra dos Órgãos (RJ), em 1912.

A ideia é reunir a comunidade de montanhistas e admiradores do esporte em geral, por meio de uma série de atividades que acontecerão no Bairro da Urca, Rio de Janeiro, como um congresso de montanhismo e escalada, a abertura da temporada, exposição de fotos, cinema na praça, campeonato de escalada, e outros importantes acontecimentos.

Para saber mais acesse www.semanademontanhismo.com.br ou mande um email para: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .


  Apoio Institucional
icmbio   inearj     unirio lg logo_access_panan logo unimed

Mídia Oficial 

logo webventure_pequeno

 

  lg logo_gooutside